Núcleo Educacional
Jornalista Hermínio Milis
Alunos:Alfredo e Toni
Série:8ª2
Disciplina:Educação
Física
TRABALHO DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
INTRODUÇÃO
BOXE:
O
boxe
ou pugilismo
é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos,
tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês
to box,
que significa bater,
ou pugilismo
(bater com os punhos),
expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.
Capoeira:A
capoeira
é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial,
esporte, cultura popular e música.
HISTÓRIA:BOXE
Remontando
aos séculos XVIII e XIX, quando de seu nascimento na Inglaterra, o
boxe era praticado com as mãos nuas.Essas lutas com as mãos
descobertas eram frequentemente brutais, de modo que o boxe acabou
sofrendo intensas mudanças em 1867, com a formulação que previam
rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto,
além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor
em 1872.
O
muay thai
(lit. boxe tailandês)
descende de uma arte marcial tailandesa chamada (lit. Boxe
muay boran antigo),
que incorporou regras e movimentos do boxe inglês.
HISTÓRIA:CAPOEIRA
Desenvolvida
no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com
alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e
movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e
rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em
solo ou aéreas.
GOLPES:
BOXE:
Jab ou
jabe: golpe frontal com o punho que está a frente na guarda.
Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a
distancia, ele pode nocautear;
- Direto: golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte;
- Cruzado (cross): tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto;
- Hook ou gancho: desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou abdome, dificultanto a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado, próximo e contornando a guarda adversária;
- Uppercut: golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.
JAB
DIRETO: desfere-se socos com ambas as mãos ao mesmo tempo.
GOLPES:
CAPOEIRA:
A capoeira
usa primariamente os pés como ataque.
Golpes podem ser diretos, como no caso do Martelo, ou giratórios,
como no caso da Meia-lua de compasso. A rasteira é de suma
importância, considerada por muitos como a melhor arma disponível
para o capoeirista. Desenvolvida para o combate em desvantagem, o
ataque do capoeirista deve ser aplicado no momento oportuno e de
forma definitiva.
A defesa
usa o princípio da não-resistência, isto é, evitar um
golpe com uma esquiva em vez de apará-lo. Esquivas podem ser
executadas tanto em pé quanto com os apoios das mãos no chão. No
caso de impossibilidade da esquiva o Capoeirista se defende aparando
ou desviando o golpe com as mãos ou as pernas.
Toques de capoeira
O toque de capoeira é o ritmo tocado pelos
berimbaus, seguidos pelos demais instrumentos. Podem ser executados
desde bem lentamente (como no toque de Angola), induzindo a um
jogo mais lento e estratégico, até bastante acelerados (como em São
Bento Grande), induzindo a um jogo rápido, ágil e acrobatico.
Podem também ter outros significados que vão além do jogo ou
comandar uma roda restrita, como o toque de Iúna.
Berimbaus.
Da esquerda para direita: viola, médio e gunga ou berra-boi.
Em uma roda de capoeira a forma mais usual
é iniciar com o toque de Angola e subir o ritmo gradualmente,
encerrando com o toque São Bento Grande em alta velocidade.
Contudo não existem regras, uma roda pode manter sempre o
mesmo toque ou mesmo inverter, começando de modo acelerado e
terminando de modo lento.
Alguns dos toques mais comumente utilizados:
BOXE:
Regras do boxe
No boxe profissional, uma luta tem de
dez a 12 rounds. Já nas Olimpíadas, em que é o boxe amador, são
apenas quatro rounds de dois minutos cada. Outra diferença entre o
boxe profissional e o amador é que os profissionais não podem usar
o protetor de cabeça, já os amadores são obrigados
Para conquistar pontos, o boxeador
tem de acertar o torso corporal do seu rival ou a frente e a lateral
da cabeça. Golpes nos braços dos adversários não são válidos
como pontos.
Outra maneira de vencer o adversário
é nocauteando. Isso ocorre quando o adversário leva um golpe e toca
na lona com qualquer parte do corpo, com exceção dos pés. Se o
oponente segurar as cordas para não cair na lona ou cair fora do
ringue, também será contado como um nocaute.
Ao ocorrer um nocaute, o juíz que
está dentro do ringue deve fazer a contagem de 10 segundos. Caso o
atleta não levante, será dado como derrotado. Mesmo se o lutador
conseguir ficar em pé, o árbitro pode optar pelo fim da luta se ele
perceber que o lutador não está mais em condições de lutar.
Capoeira:
Regras:A
capoeira consiste em uma dança que finge acertar os golpes.
FUNDAMENTOS:
movimentos
rituais ritmodependentes
ritmo ijexá regido pelo berimbau
disciplina e respeito à tradição, aos mais velhos e aos companheiros
parceria
movimentos em esquiva, circulares e descendentes
dissimulação de intenção
alerta, calma, relaxamento e autoconfiança permanentes
estado de consciência modificado (transe capoeirano).
ritmo ijexá regido pelo berimbau
disciplina e respeito à tradição, aos mais velhos e aos companheiros
parceria
movimentos em esquiva, circulares e descendentes
dissimulação de intenção
alerta, calma, relaxamento e autoconfiança permanentes
estado de consciência modificado (transe capoeirano).
BOXE:
FUNDAMENTOS:
Base:
É o alicerce do lutador, a base correta auxilia a desferir
um golpe efetivo e com potência. Ao mesmo tempo, ajuda a assimilar
golpes recebidos sem maiores danos e sem perda de equilíbrio.
Posicionamento:
É a chave para
buscar os ângulos de defesa e ataque, durante a luta.
Guarda:
É o principal
instrumento de defesa passiva do lutador.
Movimentação:
É a busca de um
melhor posicionamento, seja ele ofensivo ou defensivo. Dentro deste
item, temos o deslocamento em passos planos e os giros.
Passos
planos:
Basicamente em 4
direções, frente, trás, direita e esquerda.Giros:
São feitos em
forma de compasso a fim de ganhar ângulos específicos na
movimentação do lutador.
Golpes:
Retos e Curvos,
temos 2 tipos e algumas variações dentre eles.
Retos
Jab: Utilizado para procurar a distância do adversário, iniciar uma sequência ou mantê-lo ocupado.Direto: O Golpe do lado preferencial do lutador, normalmente o de maior potência.
Jab: Utilizado para procurar a distância do adversário, iniciar uma sequência ou mantê-lo ocupado.Direto: O Golpe do lado preferencial do lutador, normalmente o de maior potência.
Curvos
Gancho: Golpe desferido de baixo para cima.Cruzado: Golpe desferido horizontalmente, com tragetória paralela ao solo.Swing: Golpe desferido numa diagonal de cima para baixo.
Gancho: Golpe desferido de baixo para cima.Cruzado: Golpe desferido horizontalmente, com tragetória paralela ao solo.Swing: Golpe desferido numa diagonal de cima para baixo.
Esquivas:
São movimentos
de defesa, utilizados para desviar-se dos golpes do adversário.
Pêndulo:
Esquiva
usada para sair de golpes retos e até mesmo de ganchos.Meia-Lua:
Esquiva usada
preferencialmente para sair de cruzados, em algumas situações usada
também para golpes retos
BOXE
ORIGEM: INGLATERRA
CAPOEIRA
ORIGEM: BRASILEIRA
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