terça-feira, 13 de novembro de 2012

Trabalho de educação Física Toni e Alfredo


Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis
Alunos:Alfredo e Toni
Série:8ª2
Disciplina:Educação Física
















TRABALHO DE
EDUCAÇÃO FÍSICA











INTRODUÇÃO


BOXE:

O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

Capoeira:A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.













HISTÓRIA:BOXE

Remontando aos séculos XVIII e XIX, quando de seu nascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas.Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais, de modo que o boxe acabou sofrendo intensas mudanças em 1867, com a formulação que previam rounds de três minutos, separados por um intervalo de um minuto, além do uso obrigatório das luvas. Essas regras entraram em vigor em 1872.
O muay thai (lit. boxe tailandês) descende de uma arte marcial tailandesa chamada (lit. Boxe muay boran antigo), que incorporou regras e movimentos do boxe inglês.













HISTÓRIA:CAPOEIRA

Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.




















GOLPES:

BOXE:

Jab ou jabe: golpe frontal com o punho que está a frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear;
  • Direto: golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte;
  • Cruzado (cross): tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto;
  • Hook ou gancho: desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou abdome, dificultanto a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado, próximo e contornando a guarda adversária;
  • Uppercut: golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.
    JAB DIRETO: desfere-se socos com ambas as mãos ao mesmo tempo.






GOLPES:
CAPOEIRA:


A capoeira usa primariamente os pés como ataque. Golpes podem ser diretos, como no caso do Martelo, ou giratórios, como no caso da Meia-lua de compasso. A rasteira é de suma importância, considerada por muitos como a melhor arma disponível para o capoeirista. Desenvolvida para o combate em desvantagem, o ataque do capoeirista deve ser aplicado no momento oportuno e de forma definitiva.
A defesa usa o princípio da não-resistência, isto é, evitar um golpe com uma esquiva em vez de apará-lo. Esquivas podem ser executadas tanto em pé quanto com os apoios das mãos no chão. No caso de impossibilidade da esquiva o Capoeirista se defende aparando ou desviando o golpe com as mãos ou as pernas.

Toques de capoeira

O toque de capoeira é o ritmo tocado pelos berimbaus, seguidos pelos demais instrumentos. Podem ser executados desde bem lentamente (como no toque de Angola), induzindo a um jogo mais lento e estratégico, até bastante acelerados (como em São Bento Grande), induzindo a um jogo rápido, ágil e acrobatico. Podem também ter outros significados que vão além do jogo ou comandar uma roda restrita, como o toque de Iúna.
Berimbaus. Da esquerda para direita: viola, médio e gunga ou berra-boi.
Em uma roda de capoeira a forma mais usual é iniciar com o toque de Angola e subir o ritmo gradualmente, encerrando com o toque São Bento Grande em alta velocidade. Contudo não existem regras, uma roda pode manter sempre o mesmo toque ou mesmo inverter, começando de modo acelerado e terminando de modo lento.
Alguns dos toques mais comumente utilizados:
BOXE:




Regras do boxe

No boxe profissional, uma luta tem de dez a 12 rounds. Já nas Olimpíadas, em que é o boxe amador, são apenas quatro rounds de dois minutos cada. Outra diferença entre o boxe profissional e o amador é que os profissionais não podem usar o protetor de cabeça, já os amadores são obrigados
Para conquistar pontos, o boxeador tem de acertar o torso corporal do seu rival ou a frente e a lateral da cabeça. Golpes nos braços dos adversários não são válidos como pontos.
Outra maneira de vencer o adversário é nocauteando. Isso ocorre quando o adversário leva um golpe e toca na lona com qualquer parte do corpo, com exceção dos pés. Se o oponente segurar as cordas para não cair na lona ou cair fora do ringue, também será contado como um nocaute.
Ao ocorrer um nocaute, o juíz que está dentro do ringue deve fazer a contagem de 10 segundos. Caso o atleta não levante, será dado como derrotado. Mesmo se o lutador conseguir ficar em pé, o árbitro pode optar pelo fim da luta se ele perceber que o lutador não está mais em condições de lutar.











Capoeira:

Regras:A capoeira consiste em uma dança que finge acertar os golpes.


FUNDAMENTOS:
movimentos rituais ritmodependentes
ritmo ijexá regido pelo berimbau
disciplina e respeito à tradição, aos mais velhos e aos companheiros
parceria
movimentos em esquiva, circulares e descendentes
dissimulação de intenção
alerta, calma, relaxamento e autoconfiança permanentes
estado de consciência modificado (transe capoeirano).











BOXE:

FUNDAMENTOS:

Base: É o alicerce do lutador, a base correta auxilia a desferir um golpe efetivo e com potência. Ao mesmo tempo, ajuda a assimilar golpes recebidos sem maiores danos e sem perda de equilíbrio.
Posicionamento: É a chave para buscar os ângulos de defesa e ataque, durante a luta.
Guarda: É o principal instrumento de defesa passiva do lutador.
Movimentação: É a busca de um melhor posicionamento, seja ele ofensivo ou defensivo. Dentro deste item, temos o deslocamento em passos planos e os giros.
Passos planos: Basicamente em 4 direções, frente, trás, direita e esquerda.Giros: São feitos em forma de compasso a fim de ganhar ângulos específicos na movimentação do lutador.
Golpes: Retos e Curvos, temos 2 tipos e algumas variações dentre eles.
Retos
Jab: Utilizado para procurar a distância do adversário, iniciar uma sequência ou mantê-lo ocupado.Direto: O Golpe do lado preferencial do lutador, normalmente o de maior potência.
Curvos
Gancho: Golpe desferido de baixo para cima.Cruzado: Golpe desferido horizontalmente, com tragetória paralela ao solo.Swing: Golpe desferido numa diagonal de cima para baixo.
Esquivas: São movimentos de defesa, utilizados para desviar-se dos golpes do adversário.
Pêndulo: Esquiva usada para sair de golpes retos e até mesmo de ganchos.Meia-Lua: Esquiva usada preferencialmente para sair de cruzados, em algumas situações usada também para golpes retos










BOXE ORIGEM: INGLATERRA

CAPOEIRA ORIGEM: BRASILEIRA






Nenhum comentário:

Postar um comentário