terça-feira, 13 de novembro de 2012


Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis


Nome: Paola N. Furlan e Daiana C. Caon.

Série: II

Disciplina: Educação Física



Conhecendo Lutas:
       Boxe
          E
          Taekwondo












Porto União, outubro de 2012.









Introdução
            Os primeiros sistemas de luta evoluíram provavelmente junto com os seres humanos, porque desde antigamente os seres humanos tiveram que se defender de animais ou outras coisas que o ameaçam. A luta é um esporte de combate mais antigo do mundo.
Nesse trabalho iremos apresentar duas lutas o Boxe e o Taekwondo.
 O boxe é um esporte de combate no qual os lutadores usam só os punhos tanto pra a defesa quanto para o ataque e o Taekwondo sem armas para defesa pessoal no emprego das mãos e punhos, pontapés, voadoras, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços e punhos, para rápida destruição do oponente.
            Na nossa cidade, Porto União, o Boxe e o Taekwondo são praticados também. 

                    



Taekwondo

Origem do nome
            Em sentido global, Taekwondo indica a técnica sem armas para defesa pessoal envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para rápida destruição do oponente.

História
            Em Portugal: O Taekwondo foi introduzido em Portugal em 1974 pela mão do Grão-Mestre Sang min Cho. A sua introdução teve lugar no Sporting Clube de Portugal, o primeiro Dojang de Taekwondo em Portugal. Em 1978 foram formados os primeiros cintos negros portugueses (Nelson costa, João Germano oliveira, Pedro Pereira, Fernando Loio, João Loio, Paulo reis e TSS), tendo desde então sido formados em Portugal um número considerável de cintos negros.
No Brasil: Em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo Grão-Mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation justamente vieram os mestres: Sang Min Kim, Yeo Jim Kim, Kun MO Bang, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte.


Regra do Taekwondo
No Taekwondo, a luta é disputada em área de 10m x 10m e Cada combate tem três rounds de dois minutos. No total, quatro árbitros comandam as disputas.
A pontuação é obtida por meio dos golpes, que podem ser dados tanto com os pés quanto com as mãos. Porém, os chutes devem acertar qualquer parte do corpo do adversário acima da cintura, desde que coberto por protetores, e os socos somente no peito do oponente, e com os punhos cerrados.
Para vencer um combate. O lutador deve conseguir um nocaute – contagem de dez segundos em virtude da queda de um dos concorrentes. Caso contrário a decisão sai por pontos ou por desclassificação do adversário. Se houver um empate, ocorre um quarto round de dois minutos em morte súbita.
Em todas as categorias, a disputa olímpica acontecerá em eliminatória simples, quem perde é eliminado.
                                  
Golpes
Golpe com a Palma: É um golpe com a palma da mão. Se a mão é aberta ou as pontas dos dedos são dobradas contra as juntas de fundo, a palma golpeia atingindo com a parte inferior da palma da mão, onde a mão se reúne no pulso. A é colocada perpendicularmente ao pulso para evitar atingir o tecido inferior mais macio do pulso contra o alvo.
O sulco inferior da palma é uma superfície sólida surpreendentemente impressionante, e pode fazer tanto dano como um punho fechado quanto utilizado corretamente (alguns estudos têm mostrado que uma  golpe de palma na verdade, podem produzir mais energia do que um soco na maioria dos casos), com muito menos risco de prejuízo para a própria mão do atacante.
O golpe com a palma é útil como ele é jogado de uma forma mais descontraída do que um punho fechado. Isso ocorre porque cerrando os punhos encurta os músculos extensores do pulso ao contrario da ação dos músculos flexores do pulso utilizado no soco.
Faca de mão: É um golpe utilizando a parte do lado oposto ao polegar (do dedo mindinho ao pulso), conhecida por muitas pessoas como golpe do caratê, shuto ou tegatana. Refere-se aos golpes realizados com o lado da junta do dedo mindinho.
Crista da Mão: Ao dobrar o polegar na palma, uma superfície de golpeamento chamado de crista da mão, ou reverter à faca da mão é formada, estendendo-se alguns centímetros ao longo do interior da mão abaixo da primeira articulação do dedo indicador. Os golpes com a crista da mão normalmente são liberados com um movimento de captura, ou com um braço osciliante em linha reta.
Mão de Lança: É desferido da mesma forma que o soco, exceto que a mão é aberta como o golpe com faca da mão. A área de golpeamento são as pontas dos dedos.
Punho de Martelo: É um golpe com o fundo do punho fechado, usando uma ação como balançar um martelo, mas também pode ser usado na horizontal, como um golpe backfist  cm a parte inferior do punho.
Joelhada: Uma joelhada é um golpe com o joelho, seja com o topo do joelho ou a área ao redor.
Esses são alguns dos golpes do taekwondo entre muitos outros.


Boxe
O Boxe ou Pugilismo é um esporte de combate no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês TO BOX, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos).

História
Remontando aos séculos XVIII e XIX, quando de seu nascimento na Inglaterra, o boxe era praticado com as mãos nuas. Essas lutas com as mãos descobertas eram frequentemente brutais de modo que o Boxe acabou sofrendo intensas mudanças em 1867, com a formulação das regras de Queensberry, que previam rounds de 3 minutos separados por um intervalo de 1 minuto, além do uso obrigatório das luvas.
O Boxe foi primeiramente considerado um desporto olímpico em 688 A.C., na 23ª olimpíada da antiguidade; seu vencedor foi Onomastus de Esmirna, que foi quem definiu as regras do esporte. Posteriormente, quando houve o ressurgimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, nas Olimpíadas de 1896, em Atenas, o boxe não foi incluído como uma das modalidades da competição. O Boxe então somente retornou nas Olimpíadas de 1904, a terceira da Era Moderna, em St. Louis e desde então foi praticado em todas suas edições posteriores, cm exceção das Olimpíadas de 1912, em Estocolmo.

Fundamentos Básicos
Base: É o alicerce do lutador, a base correta auxilia a desferir um golpe efetivo e com potência. Ao mesmo tempo, ajuda a assimilar golpes recebidos sem maiores danos e sem perda de equilíbrio.
Posicionamento: É a chave para buscar os ângulos de defesa e ataque, durante a luta.
Guarda: É o principal instrumento de defesa passiva do lutador.
Movimentação: É a busca de um melhor posicionamento, seja ele ofensivo ou defensivo. Dentro deste item, temos o deslocamento em passos planos e os giros.
Giros: São feitos em forma de compasso a fim de ganhar ângulos específicos na movimentação do lutador.
Golpes: Retos e Curvos, temos 2 tipos e algumas variações dentre eles.
Regras
No boxe profissional, uma luta tem de dez a 12 rounds. nas Olimpíadas, em que é o boxe amador, são apenas quatro rounds de dois minutos cada. Outra diferença entre o boxe profissional e o amador é que os profissionais não podem usar o protetor de cabeça, os amadores são obrigados.
Para conquistar pontos, o boxeador tem de acertar o torso corporal do seu rival ou à frente e a lateral da cabeça. Golpes nos braços dos adversários não são válidos como pontos.
Outra maneira de vencer o adversário é nocauteando. Isso ocorre quando o adversário leva um golpe e toca na lona com qualquer parte do corpo, com exceção dos pés. Se o oponente segurar as cordas para não cair na lona ou cair fora do ringue, também será contado como um nocaute.
Ao ocorrer um nocaute, o juiz que está dentro do ringue deve fazer a contagem de 10 segundos. Caso o atleta não levante, será dado como derrotado. Mesmo se o lutador conseguir ficar em pé, o árbitro pode optar pelo fim da luta se ele perceber que o lutador não está mais em condições de lutar.
O árbitro também pode declarar o fim da luta caso ele perceba que o oponente está sendo muito espancado. A própria comissão técnica de um lutador pode jogar a toalha dentro do ringue - isto significa a desistência.
Cada luta possui cinco árbitros, sendo que um deles fica dentro da lona. As faltas mais comuns são agarramentos, golpes abaixo da cintura, socos na nuca, socos de mão aberta e postura passiva. Dois avisos valem uma advertência e três advertências equivalem à desqualificação do lutador.
Também não é permitido golpear o lutador que estiver no chão. Quando um dos lutadores for ao chão, a luta deve ser parada. É proibido falar durante a luta, para evitar possíveis provocações.

Golpes
            Jab ou jabe: golpe frontal com o punho que está à frente na guarda. Embora seja geralmente usado para afastar o oponente ou para medir a distancia, ele pode nocautear;
Direto: golpe frontal com o punho que está atrás na guarda. É um golpe muito rápido e forte;
Cruzado: tão potente quanto o direto, porém o alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto;
Hook ou gancho: desferido em movimento curvo do punho, atingindo lateralmente a cabeça ou abdome, dificultando a defesa do oponente. Difere do cruzado pela distância que é aplicado, próximo e contornando a guarda adversária;
Uppercut: golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente.
Jab-direto: desferem-se socos com ambas as mãos ao mesmo tempo.

Nocaute
O nocaute ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba seu adversário no chão, o incapacitado de terminar o combate. Caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adversário, mas ainda permaneça de pé, o juiz pode interromper a luta, o que configura um nocaute técnico.

Golpes Baixos
            Os golpes baixos são os aplicados abaixo da cintura e não são permitidos no boxe. Se o outro adversário bater em uma dessas partes, o mesmo será advertido e, na reincidência, poderá ser eliminado, a critério do árbitro.

O boxe no Brasil
            Em 1913, travou-se a primeira luta de boxe no Brasil, entre um ex-boxeador profissional que fazia parte de uma companhia de ópera francesa e o atleta Luis Sucupira, conhecido como o Apolo Brasileiro em razão de seu físico avantajado.
Derrotado, o brasileiro reconheceu que a técnica pode superar a força e tornou-se um grande entusiasta do esporte, sendo seu primeiro grande divulgador. Sucupira era médico e filho de conceituada família, seu apoio contribuiu para atenuar o preconceito contra o boxe, que seria um esporte para pessoas sem educação.
A real divulgação iniciou apenas em 1919, com Goes Neto, um marinheiro carioca que havia feito várias viagens à Europa, onde aprendeu a boxear. Em 1919, Goes Neto retornou ao Brasil e resolveu fazer várias exibições no Rio de Janeiro. Um sobrinho de Rodrigues Alves, então presidente da República, viu as lutas e se tornou grande do esporte.
O apoio de Rodrigues Alves facilitou a difusão do boxe e começaram a surgir academias. Entre os grandes pugilistas brasileiros, destacam-se Servílio de Oliveira, bronze nos Jogos do México, Miguel de Oliveira, campeão do mundo, Éder Jofre, campeão mundial em duas categorias, e, mais recentemente, Maguila e Acelino de Freitas, o Popó, que ajudaram na repopularizarão da modalidade no País.


         Conclusão
         Neste trabalho concluímos duas luas bastante praticadas no Brasil e no mundo todo, o Boxe e o Taekwondo, são duas lutas bem conhecida e lutas também bem apreciadas pelas pessoas de todos os lugares.
            Além dessas lutas tem muitas outras, mas nós escolhemos essa duas lutas para explicar um pouco mais esperam que aprendam alguma coisa com nosso trabalho.


Bibliografia
  pt.wikipedia.org/wiki/boxe
  esporte.hsw.uol.com.br/boxe-jogos-olimpicos3.htm
 maisboxe.freetzi.com/fundam.html
http://moiraferreira.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário